Lauri

Questão de investigação

Por que dizem que Sexta-feira 13 é dia de azar?

Certezas Provisórias

Eu sabia que sexta-feira 13 era dia de azar pelos comentários de outras pessoas, mas nunca fiquei sabendo por fatos ou historias e sim só por comentários que sexta-feira é dia de azar e bla, bla, bla. E eu penso que sexta-feira 13 não é dia de azar e sim psicológico, é coisas mais da mente, como atrair pensamentos negativos. Se acreditar que é, será, mas se não acredita, não acontece nada, essa é minha opinião sobre “sexta-feira 13”.






Sexta – Feira 13

Segundo o senhor Azenilto G. Britto Presbítero da Igreja evangélica Assembléia de Deus, o professor de religiões, vice-presidente do CACP e escritor diz que a sexta-feira 13 vem de três lendas.

A primeira delas vem de um banquete para 12 convidados. “Loki”, espírito do mal e da discórdia, aparece sem ser convidado e arma uma briga em que morreu “Balder”, o favorito dos deuses.
Com isso tudo vem à superstição de que convidar 13 pessoas para jantar era desgraça na certa e esse número ficou marcado como símbolo do azar.

A segunda delas vem pela deusa do amor e da beleza, “Friga” que é um nome de uma personagem americana, cujo nome deu origem a palavra em inglês Friday, que quer dizer “Sexta-feira”.




Quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo, a lenda transformou “Friga” em uma bruxa exilada no alto da montanha. Para se vingar, “Friga” passou a se reunir todas as sextas feiras, com outras 11 feiticeiras, mais o próprio satanás, num total de 13 pessoas para rogar pragas sobre a humanidade.


A terceira delas vem sobre a morte de Jesus em uma sexta-feira 13, uma vez que a páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.
Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se a mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por execução na Cruz e Judas por suicídio.

Com isso tudo sobre as “Três lendas”, somando o dia do azar (Sexta-feira) com o número do azar (13), tem-se que a superstição das pessoas que a sexta-feira 13 de qualquer dia do mês seria o dia mais azarado dos dias.

Mas também nos temos que ver que em determinados lugares o numero 13 é prestigiado, por exemplo:

• Na Índia, o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda;

• Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13.

• No México os primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas.
• Nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.



“Conclusão”

Eu concluo que na verdade sexta-feira 13 surgiu pelo fato que nosso Senhor Jesus Cristo foi crucificado e Judas com um suicídio em plena sexta-feira13, com isso todos temam que sexta-feira 13 sempre seja azarada.


http://estefanas.multiply.com/journal/item/10